Têxtil Ipê

Travesseiro de corpo reduz dor nas costas? É só para grávidas?

 

Mais conhecido entre as grávidas, o travesseiro de corpo abraça você por inteiro enquanto dorme e pode trazer benefícios para a coluna e articulações e não só para quem está esperando um bebê. Conversamos com especialistas para entender melhor.

A recomendação é que ao dormir as curvas naturais da coluna sejam preservadas.

Normalmente isso acontece quando se deita de lado, usando dois travesseiros: um da altura do espaço entre o colchão e o pescoço e outro, mais fino, entre as pernas. Realizando isso, as dores nas costas podem diminuir, mas apenas se forem fruto dessa má postura e não de algum problema mais sério.

A vantagem dos travesseiros de corpo é que, se bem usados, podem sozinhos suprir todas aquelas funções de apoio:

  • No pescoço
  • Para os braços
  • Entre as pernas

Alguns médicos indicam o travesseiro de corpo para pacientes com tendinopatia de ombro, já que o ato de abraçá-lo no sono traz uma posição neutra e evita que o paciente acorde com as dores nessa articulação. Ele também é indicado para problemas de coluna e quadril. No caso das gestantes, o travesseiro é popular porque com o crescimento da barriga fica mais complicado encontrar posições para dormir confortavelmente.

O ideal é que ela se deite de lado nesse período, e o travesseiro ajuda nisso, trazendo um apoio para a barriga e os seios, que ficam mais pesados com o avançar dos meses de gravidez. A gestante também consegue um bom apoio para os ombros e os joelhos, sendo capaz de mudar a posição das pernas ao longo da noite. Alguns especialistas indicam que a gestante pode até utilizar o travesseiro de corpo durante o dia, para ajudá-la a sentar melhor.

Travesseiros para as pernas

O travesseiro de corpo é excelente para ser usado entre as pernas, pois evita que um joelho comprima o outro, causando dores, principalmente se houver lesão. Ele ainda é benéfico para o quadril, que não fica torto durante a noite. Você pode usar um travesseiro comum, mas existem modelos desenhados especialmente para essa finalidade. Eles tendem a se adaptar melhor à anatomia da região, melhorando a disposição dos quadris e o conforto. Eles costumam ser indicados para pessoas que já têm algum problema articular na coluna ou nos quadris, mas na realidade podem ser usados por quaisquer pessoas como forma de prevenção desse tipo de problema.

O que observar ao comprar?

Quando falamos em qualquer tipo de travesseiro, o ideal é observar o material de que ele é feito e sua densidade, que deve ser adequada ao peso da pessoa:

  • Pessoas muito leves podem ter problemas com travesseiros mais densos, pois podem deixá-los mais altos.
  • Pessoas mais pesadas devem evitar travesseiros que cedam muito ao peso.

Os melhores modelos são aqueles cuja espuma se recupera após o uso. Outro aspecto importante é notar se eles estão na validade correta conforme orientação do fabricante, já que, com o tempo, eles podem perder a forma e altura, além de se tornarem um depósito de ácaros.

Além disso, prefira os que têm de 20 até 30 centímetros de diâmetro e com um comprimento que vá do seu queixo à altura do joelho, se for um modelo que não dá a volta no corpo. Pensando mais em conforto do que na ergonomia em si, é interessante levar em conta o material usado para o revestimento, que pode ajudar no frescor durante a noite. Tecidos naturais, como o algodão, ajudam nessa regulação térmica.

 


Fontes: Marcelo Horta Petrillo, ortopedista com subespecialização em coluna, membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e coordenador da especialização em cirurgia de coluna do Hospital Mater Dei e do HC-UFMG (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais); Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte, membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ambos em São Paulo); e Karen Rocha De Pauw, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana pelo HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Artigo publicado no site da UOL : https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/02/12/travesseiro-para-o-corpo-diminui-dor-nas-costas-vale-a-pena-entenda.htm