Têxtil Ipê

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

1 - O que é a enurese noturna?
A enurese noturna é o ato de urinar involuntariamente enquanto dormimos. Esta ação também é apelidada de incontinência urinária noturna. Isso pode acontecer tanto na infância quanto na fase mais adulta, onde amanhecer com o colchão completamente seco é o mínimo a ser esperado, diga-se de passagem.

Acompanhando de perto as cenas da vida privada, este problema, na maioria das vezes, envolve o filho menor. Logo, imaginamos um menino envergonhado, meio assustado, apontando para a cama enquanto a outra mão, abaixo da cintura, tenta disfarçar uma indiscreta mancha amarelada e dona de um odor fétido.

Na fase adulta, ninguém está livre de passar por este momento desagradável. Ele pode ocorrer ao adiarmos uma ida ao banheiro ou - por mais cômico que pareça! - sonharmos que estamos diante de um vaso sanitário tentador. Se isto lhe acontece de vez em quando, não fique embaraçado nem desapontado consigo mesmo. Acidentes acontecem.

2 - Enurese noturna x infância
Urinar na cama com frequência antes dos sete anos de idade é normal. Neste período, possivelmente seu filho está aprendendo a controlar melhor a bexiga durante o sono. Porém, não é uma fase fácil de ser superada e, assim, ele está sujeito a urinar no lençol mais de uma vez. Aconselhamos você a enfrentar este período com o máximo de compreensão e cordialidade.

Para eliminar este péssimo costume, seu filho deve passar por certas mudanças. Exemplo: adotar novos hábitos, como não consumir tanto líquido antes de deitar-se ou fazer uso de algum medicamento. Mais uma dica: antes de colocá-lo na cama, sempre pergunte a ele se deseja ir ao banheiro. Por outro lado, em relação a uma criança que ainda não sabe se expressar bem, leve-a ao banheiro de qualquer maneira. Isto poderá educá-la desde cedo. É uma atitude simples que irá poupar o colchão por mais uma noite.

3 - Sintomas
Ainda em relação às crianças, elas não possuem uma idade que lhes garanta controle total sobre a bexiga. Quase todas as crianças aprendem a ir ao banheiro antes dos cinco anos. Porém, meninos e meninas entre cinco e sete anos ainda encaram a enurese noturna como um grande problema. Após os sete anos de idade, percebe-se que ainda existe uma pequena parcela de crianças que molham a cama.

4 - Quando levar meu filho ao médico?
Em casos incomuns, a enurese noturna pode ser o sintoma de uma doença subjacente. Portanto, isto requer atenção redobrada! Aconselhamos que você leve seu filho ao médico se perceber que um destes sinais o acompanha:

  • Enurese noturna frequente após os sete anos de idade.
  • Dor ao urinar.
  • Fezes duras.
  • Enurese noturna após meses sem passar por isto.
  • Sede em excesso.
  • Ronco.

Atenção! Observe a cor da urina. Se ela apresentar uma coloração rosa ou vermelha, encaminhe seu filho ao médico; de preferência, um pediatra ou urologista.